As bolsas europeias apresentam comportamento misto na manhã de hoje, com investidores avaliando os recentes dados da inflação no Reino Unido, que vieram acima das expectativas. O índice pan-europeu Stoxx 600 estava praticamente estável, às 6h35 (de Brasília), com 557,20 pontos. O cenário macroeconômico também é influenciado pela aceleração da taxa anual de inflação ao consumidor (CPI), que subiu para 3% em janeiro, o que reduz as chances de um novo corte de juros pelo Banco da Inglaterra (BoE), que busca um índice de 2%.
Nos destaques corporativos, a mineradora Glencore enfrentou uma queda de 6,4% em Londres após divulgar prejuízo bilionário no ano passado e resultados abaixo das expectativas. Por outro lado, o banco HSBC superou as previsões de lucro no último trimestre de 2024, mas viu sua ação subir apenas 0,50% no mercado britânico. A BP, por sua vez, teve valorização de 0,90% em Londres após notícias sobre a possível venda de sua unidade de lubrificantes, a Castrol, por até US$ 10 bilhões.
No movimento das bolsas, os mercados variaram com perdas e ganhos. A Bolsa de Londres registrou queda de 0,04%, enquanto Paris recuou 0,20%. Frankfurt subiu 0,16%, enquanto as bolsas de Milão e Lisboa avançaram 0,79% e 0,62%, respectivamente. A Bolsa de Madri, no entanto, teve uma leve queda de 0,26%. O mercado segue atento aos desdobramentos econômicos e corporativos, enquanto as perspectivas de inflação no Reino Unido geram incertezas.