Após um período de controvérsia, as placas com fotos de crianças vítimas de balas perdidas no Rio de Janeiro serão recolocadas neste sábado (15) na Curva do Calombo, na Lagoa Rodrigo de Freitas. As imagens haviam sido removidas pela prefeitura em dezembro, causando forte repercussão, mas a decisão foi revertida após o prefeito Eduardo Paes reconhecer o erro e se comprometer a restaurar a homenagem. As placas, que estavam no local há anos, serão restabelecidas enquanto um memorial permanente está em planejamento.
A proposta do futuro memorial, que homenageará as vítimas da violência, inclui também a celebração de policiais mortos em serviço. A criação do memorial será uma resposta ao desconforto gerado pela remoção das placas, e o prefeito enfatizou que o objetivo é garantir que a memória das vítimas seja preservada de forma adequada, respeitando a visão da cidade e o sofrimento das famílias. A data de conclusão do projeto ainda não foi definida.
O fundador da ONG responsável pela iniciativa, Rio de Paz, expressou satisfação com a reversão da decisão, destacando a postura do prefeito em reconhecer o equívoco. Mães de vítimas da violência, que participaram do encontro, celebraram a decisão, ressaltando que, além de uma homenagem simbólica, o memorial será uma forma de chamar atenção para a luta contra a violência e em memória daqueles que perderam suas vidas.