Em um novo acordo mediado por egípcios, ficou decidido que prisioneiros palestinos, que deveriam ser libertados por Israel no último sábado, serão finalmente libertados, junto com a entrega de corpos de reféns israelenses pelo Hamas. A liberação ocorrerá sob a supervisão do Egito, mas a data exata ainda não foi divulgada. Além disso, as Brigadas Al-Nasser Salah al-Deen, grupo militante em Gaza, anunciou que entregará o corpo de um refém israelense na quinta-feira.
A troca de prisioneiros foi adiada por Israel desde o último sábado, como forma de protesto contra o tratamento dado aos reféns durante sua liberação pelo Hamas. O corpo de Ohad Yahalomi, um dos reféns israelenses, está entre os quatro corpos que serão devolvidos na primeira fase do acordo de cessar-fogo entre as partes. Esse cessar-fogo, em vigor desde janeiro, tem sido amplamente respeitado, embora com acusações de violações de ambos os lados.
O acordo faz parte de um processo mais amplo, que prevê um cessar-fogo de três fases. A primeira etapa está prestes a ser concluída, com a expectativa de que novas negociações possam ocorrer conforme o cenário de tensão entre os envolvidos. As entregas ocorrerão de maneira gradual, com o objetivo de promover uma redução das hostilidades, embora o futuro do cessar-fogo ainda dependa de novas tratativas entre as partes envolvidas.