O surfista Mateus Herdy, que se destacou como o mais bem classificado na Challenger Series de 2024, terá sua primeira chance de competir na elite do surfe mundial. Ele substituirá Crosby Colapinto, que sofreu uma lesão no cotovelo e ficará de fora da etapa de Abu Dhabi, realizada em piscinas artificiais. Com essa confirmação, Herdy se junta a outros 13 brasileiros na disputa, tornando-se o 12º representante do Brasil no masculino.
Herdy já havia participado de etapas do Circuito Mundial em 2021 e 2022, onde obteve boas performances, como a eliminação de Griffin Colapinto no México. Com o wild card, o surfista catarinense se torna parte da “Brazilian Storm”, a qual contará com outros nomes de destaque, como Italo Ferreira, Filipe Toledo, e João Chianca, além das representantes Tatiana Weston-Webb e Luana Silva no feminino. As competições ocorrerão entre sexta e domingo, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
A ausência de Gabriel Medina, que se recupera de uma cirurgia no peitoral, marca outro destaque da etapa. O atleta, que ainda busca se recuperar completamente, deve retornar ao Circuito Mundial somente em 2026. Até lá, o havaiano Ian Gentil assume sua vaga temporária, enquanto a WSL aguarda o fim da terceira etapa para confirmar possíveis retornos ao circuito.