A Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG), vinculada à Marinha do Brasil, atua há quase 100 anos no estado, responsável pela fiscalização e orientação da navegação em rios, lagos e represas. Embora Minas Gerais não tenha acesso ao mar, sua grande quantidade de águas interiores justifica a presença da CFMG, que desde 2018 está sediada em Belo Horizonte. A função da capitania é regular os transportes aquaviários, realizar inspeções navais, prevenir acidentes e trabalhar na proteção dos recursos hídricos do estado.
Com o objetivo de atender a uma demanda histórica de segurança e regulamentação da navegação, a CFMG iniciou suas atividades em Pirapora, no Norte de Minas, região de importância estratégica devido ao Rio São Francisco. Desde sua criação em 1926, a Marinha tem desempenhado um papel importante no apoio à economia local e na fiscalização de práticas ambientais. Atualmente, existem delegacias fluviais em diversos pontos do estado, como no Lago de Furnas e em Uberaba, que recentemente recebeu uma delegacia em 2024.
A escolha de Minas Gerais como um ponto de comando para a Marinha reflete sua relevância hídrica e estratégica, conhecida como a “caixa d’água do Brasil”, devido à sua grande rede de rios e reservatórios. A CFMG continua a desempenhar um papel fundamental na segurança da navegação e no combate à poluição hídrica, além de colaborar com o controle ambiental em uma das regiões mais ricas em recursos hídricos do país.