A Marginal Tietê, importante via de São Paulo, amanheceu alagada em diversos pontos devido às fortes chuvas de sexta-feira, 31 de janeiro. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) orienta motoristas a evitarem a via, com bloqueios em algumas pistas, como na altura da Ponte das Bandeiras e do Castelo. A chuva atingiu especialmente a capital paulista, causando alagamentos e afetando o trânsito em várias regiões da cidade. A Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado de São Paulo afirmou que o aumento do nível do Rio Tietê não causou extravasamentos, mas os alagamentos ocorreram devido ao entupimento das galerias pluviais.
Além dos transtornos na Marginal Tietê, o volume de chuva foi significativo em outras partes da Grande São Paulo, com mais de 120 milímetros em algumas áreas, como Caieiras e Ferraz de Vasconcelos. A Defesa Civil do Estado emitiu alertas para possíveis deslizamentos de terra, especialmente em áreas como Guarulhos e o ABC, com três deslizamentos registrados sem vítimas. Em Santos, o Guarujá também enfrentou situações críticas, com 14 pessoas desalojadas devido a deslizamentos de terra. As chuvas fortes persistem, e a recomendação é de cautela, com o risco de mais alagamentos e deslizamentos durante o fim de semana.
O alerta meteorológico da Defesa Civil continua em vigor, prevendo chuvas fortes até o domingo, 2 de fevereiro. A população é orientada a evitar áreas de risco, como vias próximas a rios e córregos, e a buscar abrigo em caso de sinais de deslizamentos. A orientação para motoristas e motociclistas é evitar regiões alagadas e com visibilidade comprometida pela água. O telefone 199 da Defesa Civil está disponível para emergências relacionadas a desastres naturais.