O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, se reuniu nesta quarta-feira com o líder dos Emirados Árabes Unidos, o Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, em Abu Dhabi, marcando o fim de sua viagem internacional. Este encontro aconteceu em um contexto de altos esforços diplomáticos entre os Estados Unidos e a Rússia, especialmente após o início da invasão da Ucrânia em 2022. Durante a reunião, discutiu-se o delicado cessar-fogo em Gaza e as tensões entre Israel e o Hamas, com os Emirados Árabes Unidos se posicionando como mediadores de conversações, incluindo trocas de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia.
Apesar da importância política da visita, não houve informações imediatas sobre os detalhes da conversa entre Rubio, o líder dos Emirados Árabes e o ministro das Relações Exteriores, Sheikh Abdullah bin Zayed. A visita ocorre no mesmo momento em que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, se encontrou com o Sheikh Mohammed, fortalecendo a presença diplomática da região em questões relacionadas ao conflito na Ucrânia. Os Emirados Árabes Unidos, ao lado da Arábia Saudita, são cogitados como locais possíveis para futuros diálogos de paz entre as partes envolvidas no conflito.
Adicionalmente, Rubio visitou o Abrahamic Family House em Abu Dhabi, um espaço que reúne um templo católico, uma sinagoga judaica e uma mesquita islâmica, simbolizando o esforço dos Emirados Árabes para promover o diálogo inter-religioso. A região tem sido um ponto de convergência tanto para russos quanto ucranianos, muitos dos quais buscam refúgio nos Emirados, enquanto os investimentos russos continuam a impulsionar o mercado imobiliário local, especialmente em Dubai.