A comunidade Peruana, localizada a 60 km da sede de Óbidos, no Pará, é o mais novo polo de produção de mandioca no município. O projeto Maniva Tapajós, iniciado em fevereiro de 2023, visa fortalecer a agricultura familiar na região, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Semab). Em parceria com diversas instituições, o projeto oferece assistência técnica e doa mudas de maniva geneticamente certificadas, livres de doenças, para melhorar a produção e a renda dos agricultores locais.
Recentemente, o projeto atendeu nove famílias da comunidade Peruana, proporcionando a correção do solo, mecanização da área de plantio e o plantio das mudas. A Semab continuará o suporte técnico aos agricultores até que a produção esteja pronta para ser distribuída em outras áreas. A líder comunitária Luziene dos Santos ressaltou a importância da iniciativa para o crescimento econômico da região e a melhoria das condições de vida da população local.
O Maniva Tapajós já atendeu 24 famílias em 2024, expandindo para mais regiões do município de Óbidos, com planos de alcançar 52 novos agricultores. Além disso, a parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap) garante o fornecimento de mudas certificadas pela EMBRAPA, o que promete aumentar a produtividade e tornar Óbidos uma referência na cadeia produtiva da mandioca. A Semab segue com o planejamento de atender novos polos, abrangendo áreas como Cipoal, Mamiazinho, São Vicente e Curumu.