Prefeito entregou novas vagas no Centro de Educação Infantil Suely Paschoal, no Setor Jaó, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, em ato nesta terça-feira (25/2)
O prefeito Sandro Mabel anunciou nesta terça-feira (25/2) a retomada de obras paradas de Cmeis e a construção de 30 novas unidades a partir de 2026, durante a entrega de 38 novas vagas no Centro de Educação Infantil (CEI) Suely Paschoal, no Setor Jaó. A ampliação do espaço é uma parceria da Prefeitura de Goiânia com o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Com a inauguração de duas novas salas de aula, o CEI Suely Paschoal passa a oferecer atendimento a 128 crianças. A unidade, que funciona na área externa do TCE, é destinada a crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos. O convênio entre o órgão estadual e a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia foi firmado em 2017, possibilitando o atendimento da comunidade vizinha ao Tribunal, que fica no Setor Jaó, com vagas reservadas para filhos de servidores do órgão.
“A parceria entre a prefeitura e o TCE é uma atitude importante, e vamos levar esse exemplo para muitas empresas que têm condições de fazer o mesmo. Estamos abertos a essas parcerias para beneficiar as nossas crianças”, disse Mabel, destacando o esforço do presidente do Tribunal em ampliar o número de vagas no CEI. “É um sinal de que o senhor (Valin) está dando oportunidade para que nossas crianças tenham um futuro melhor”, pontuou.
A Rede Municipal de Ensino abriu 3.410 novas vagas neste começo de ano, e mais 2.590 vagas estão sendo disponibilizadas, totalizando 6 mil vagas. Em coletiva de imprensa, Mabel afirmou que está prevista a retomada de obras de quatro ou cinco Cmeis que estão paradas e que a construção de 30 novas unidades está prevista para a partir de 2026.
Ao destacar o convênio entre a prefeitura e o TCE, Helder Valin falou da importância da abertura de novas vagas no CEI. “O Tribunal tem um trabalho de fiscalização e de acompanhamento das contas do governo do Estado, mas tem também uma responsabilidade social. Fico feliz em ter aqui no Tribunal um CEI que é uma referência de qualidade para o acolhimento das crianças”, pontuou. “Agradeço ao prefeito Sandro Mabel pela disposição e colaboração nessa parceria, que pode ser levada a outras unidades, com a qualidade que temos aqui.”
Titular da Secretaria Municipal de Educação, Giselle Faria afirmou que a parceria da prefeitura com o TCE tem dado bons resultados e tem sido valiosa para o município, por abrigar mais crianças. “Percebo o zelo, carinho, atenção e cuidado com as crianças por parte de professores e funcionários do CEI. A prefeitura trabalha para ter uma educação infantil de excelência, porque educação é lugar de parceria, de aprendizado, e quanto mais pudermos atender as nossas crianças, teremos cada vez mais crianças em sala de aula. O prefeito Sandro Mabel não quer nenhuma criança da educação infantil fora da sala de aula”, disse.
Participaram do evento a vice-prefeita Cláudia, o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Gustavo Toledo, além de servidores do TCE e do Centro de Educação Infantil.
Fotos: Alex Malheiros
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia