O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará uma visita de Estado ao Japão nos dias 25 e 26 de março, para comemorar os 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A viagem faz parte das celebrações do Ano do Intercâmbio e da Amizade Brasil-Japão, conforme comunicado do Palácio do Itamaraty. Este será um dos primeiros compromissos internacionais do presidente após sua recuperação total de um procedimento realizado em dezembro de 2024, devido a um acidente doméstico ocorrido em outubro do mesmo ano.
Durante a visita, Lula será acompanhado da primeira-dama Janja e uma comitiva de ministros ainda a ser definida. O presidente brasileiro será recebido pelo imperador Naruhito e pela imperatriz Masako no Palácio Imperial, em Tóquio, além de se reunir com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba. As visitas de Estado no Japão são eventos raros, com apenas uma sendo realizada anualmente, e esta será a primeira desde 2019.
As relações entre Brasil e Japão são marcadas por laços estreitos, especialmente nas áreas de comércio, cultura e imigração. O Brasil é o lar da maior comunidade nipodescendente fora do Japão, enquanto o Japão abriga a quinta maior comunidade brasileira. Em termos comerciais, o Japão foi o terceiro maior parceiro comercial do Brasil na Ásia em 2024, com um intercâmbio comercial significativo. Além disso, o Japão possui um dos maiores estoques de Investimentos Estrangeiros Diretos no Brasil. Antes de sua viagem ao Japão, Lula participará da posse do novo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, em março.