A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3/2) indica que, apesar do aumento na reprovação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente se manteria à frente de todos os candidatos da oposição em um eventual cenário eleitoral. A pesquisa, realizada entre 23 e 26 de janeiro com 4.500 brasileiros, aponta que Lula lidera em todas as simulações de primeiro e segundo turno, com destaque para seu desempenho mais favorável nas disputas contra figuras como o governador de Goiás e o cantor Gusttavo Lima.
Nos cenários de segundo turno, Lula alcança mais de 40% das intenções de voto, com a maior diferença de 19 pontos porcentuais contra Ronaldo Caiado. Sua liderança também é expressiva frente a candidatos como Eduardo Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, com vantagens de 10 e 9 pontos, respectivamente. No entanto, o índice de rejeição ao presidente é significativo, com 49% dos eleitores afirmando que não votariam nele, embora ainda seja menor do que o de seu principal adversário, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A pesquisa também revela que o índice de indecisos é elevado, com 78% dos eleitores sem preferência clara. Nos cenários de primeiro turno, Lula apresenta intenções de voto que variam de 28% a 33%, com a menor liderança observada em um cenário que inclui figuras como Gusttavo Lima e Eduardo Bolsonaro. O levantamento destaca, ainda, a alta rejeição a outros nomes, como Fernando Haddad, e a manutenção de uma situação política indefinida, com uma margem de erro de 1 ponto porcentual.