Durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que ocorre em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma piada envolvendo o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Lula comentou sobre os pedidos de apoio financeiro feitos pelo prefeito, destacando de forma descontraída que Paes “pega dinheiro do governo todo dia”. Além disso, brincou dizendo que o Rio de Janeiro não poderia ter a capitalidade do país devolvida, já que a Bahia, por ter sido a primeira capital, também reivindica o título.
O comentário de Lula aconteceu após Paes divulgar uma proposta nas redes sociais, na qual sugeria que o Rio fosse reconhecido como cidade federal e recebesse o título de capital honorária do Brasil. O prefeito justificou sua proposta como um passo para corrigir as injustiças do período da ditadura, quando a cidade perdeu o status de capital federal. Em sua publicação, Paes reforçou que a cidade maravilhosa continua sendo “a segunda capital de todos os brasileiros e a primeira de todos os cariocas”.
No evento, que segue até quinta-feira, 13, o presidente Lula também fez questão de afirmar que, enquanto estiver no cargo, tratará todos os prefeitos de forma igualitária, sem discriminação partidária. Participaram da abertura do evento governadores, ministros e parlamentares, incluindo os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.