O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta terça-feira (18), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que realiza uma visita de Estado a Brasília. Durante o dia, os dois líderes realizaram reuniões de trabalho no Palácio do Planalto. À noite, participaram da cerimônia de entrega do Prêmio Camões de Literatura, que homenageou a escritora Adélia Prado. A escritora, de 88 anos, é considerada uma das maiores poetisas brasileiras vivas e foi representada por seu filho, Eugênio Prado.
Em paralelo à visita, o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, também está em Brasília e, nesta quarta-feira (19), se reunirá com o presidente Lula para presidir a 14ª Cúpula Brasil-Portugal. A cúpula visa fortalecer a cooperação entre os dois países, com foco em áreas como defesa, segurança, comércio, ciência, saúde e cultura. A última edição do encontro ocorreu em Lisboa, em 2023, durante a visita de Lula à capital portuguesa.
As relações entre Brasil e Portugal têm se expandido além de sua base histórica, com um forte interesse em intensificar os fluxos de comércio, investimentos e parcerias científicas, tecnológicas e educacionais. Em 2025, será comemorado o bicentenário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os países. Atualmente, mais de 500 mil brasileiros vivem em Portugal, e cerca de 150 mil portugueses residem no Brasil, tornando o Brasil a segunda maior comunidade portuguesa no exterior.