O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (12.fev.2025) que os dois últimos anos de seu mandato serão os mais importantes de sua vida política. Durante entrevista, ele destacou que pretende concluir as promessas feitas ao povo brasileiro e que seus esforços estarão voltados para consolidar o processo democrático no país. Lula também se comprometeu a respeitar o resultado das eleições de 2026, afirmando que passará a faixa presidencial ao vencedor do pleito, sem considerar qualquer possibilidade de fugir do compromisso.
Lula enfatizou seu desejo de sair do governo com a mesma dignidade com que entrou, rejeitando qualquer ideia de exílio ou afastamento do país após o fim de seu mandato. Ele expressou sua intenção de fazer uma transição pacífica e cumprir todas as responsabilidades inerentes ao cargo, incluindo a entrega simbólica da faixa presidencial ao novo eleito. A declaração contrastou com a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro, que não participou da posse de Lula em 2023 e esteve nos Estados Unidos na ocasião.
Em relação às perspectivas eleitorais para 2026, uma pesquisa divulgada recentemente indicou que Lula lidera em todos os cenários, exceto no confronto direto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Neste possível segundo turno, ambos os candidatos aparecem praticamente empatados. Durante a entrevista, o presidente reafirmou seu compromisso em trabalhar intensamente nos próximos anos para fortalecer o país, visando tanto o setor empresarial quanto os trabalhadores.