O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, neste sábado (22), as críticas direcionadas à sua esposa, Janja da Silva, pela oposição. Durante um evento do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio de Janeiro, o presidente afirmou que sua esposa se tornou alvo de ataques, sendo uma “bola da vez” da oposição. Lula destacou que Janja tem duas opções: ou parar de agir conforme suas convicções, ou continuar defendendo suas ideias, independentemente das críticas. Ele também defendeu a participação ativa de Janja na política, ressaltando que ela é uma pessoa com quem ele dialoga abertamente sobre questões governamentais.
O presidente reafirmou que, embora não seja necessário concordar com todas as opiniões de sua esposa, a liberdade de ela se expressar e atuar politicamente deve ser respeitada. Lula destacou que a primeira-dama não deve se deixar abalar pelas críticas e deve continuar com suas convicções. As críticas à participação de Janja em eventos e decisões do governo têm sido frequentes nos últimos meses, sendo questionada por sua atuação em viagens e atividades ligadas ao governo.
O evento, que comemorou os 45 anos do PT, contou com a presença de diversos ministros e figuras importantes do partido. Além de Lula e Janja, participaram figuras políticas como Nísia Trindade (Ministério da Saúde) e Fernando Haddad (Ministério da Fazenda). A celebração também reuniu lideranças da base governista, incluindo governadores e parlamentares, em meio a especulações sobre uma possível reforma ministerial.