O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, durante evento em Brasília, a importância de investir na construção de escolas como uma medida preventiva para reduzir custos futuros com o sistema penitenciário. Lula afirmou que, embora a construção de escolas tenha um custo elevado, o gasto com a manutenção de presos em penitenciárias é ainda mais oneroso para o país. A declaração foi feita enquanto o presidente entregava o Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, premiação destinada a reconhecer as iniciativas de gestão educacional bem-sucedidas.
Além disso, o presidente afirmou que o Brasil dispõe de recursos suficientes para destinar à educação, ressaltando a importância da colaboração dos prefeitos na execução de políticas educacionais. Ele mencionou o Fundeb, fundo dedicado à educação básica, como um exemplo de investimento necessário para promover avanços no setor. Lula pediu que os prefeitos se comprometam com melhorias locais, reforçando que o governo federal não pode fazer isso sozinho.
O evento também premiou 4.187 municípios pelo avanço na alfabetização das crianças, com destaque para 2.592 cidades que receberam o selo ouro. O governo estabeleceu a meta de alfabetizar 80% das crianças até o 2º ano do ensino fundamental até 2030, reforçando seu compromisso com a educação como prioridade para o futuro do país.