O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu um equívoco durante entrevista à Rádio Diário FM, em Macapá, nesta quarta-feira (12.fev.2025). Ao falar sobre a COP30, evento internacional sobre mudanças climáticas, ele afirmou que a conferência será realizada no Amapá, quando na verdade ocorrerá em Belém, no Pará, com data marcada para novembro deste ano.
Além disso, Lula confundiu as informações sobre o desmatamento no Brasil, afirmando que Macapá, a capital do Amapá, seria o Estado com menor índice de desmatamento, quando deveria ter se referido ao Amapá como um todo. A declaração ocorreu no contexto de um comentário sobre o papel do estado na preservação ambiental e a importância de destacar iniciativas sustentáveis.
A fala de Lula gerou confusão e chamou a atenção, dado que ele estava discutindo a COP30 e as ações de preservação ambiental no Brasil. Apesar do erro, o presidente reforçou o compromisso do país com a agenda ambiental, destacando a importância de eventos internacionais como a COP30 para o enfrentamento das mudanças climáticas.