O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, neste sábado (22.fev.2025), o 45º aniversário de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), em evento realizado no Rio de Janeiro. Durante a celebração, Lula fez referência ao filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, que concorre ao Oscar, destacando o prêmio de melhor atriz conquistado por Fernanda Torres. O presidente enfatizou o bom momento do cinema nacional, ressaltando o impacto da retomada do Fundo Setorial do Audiovisual, que contribuiu para o aumento histórico de salas de cinema no Brasil, que atingiram a marca de 3.500 em 2024.
Em seu discurso, Lula também destacou os avanços na área cultural, com um investimento de R$ 5,6 bilhões em 2023 e 2024. A recuperação do setor audiovisual foi mencionada como um dos marcos do governo, refletindo uma expansão significativa das opções de entretenimento e cultura no país. A referência ao filme “Ainda Estou Aqui”, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, também foi utilizada para reforçar a ideia de resistência e continuidade do PT, com o presidente mencionando o lema “ainda estamos aqui”, em alusão tanto ao filme quanto à resistência política do partido.
A festa de aniversário do PT deste ano foi aberta ao público, sem cobrança de ingressos, mas com exigência de cadastro prévio para participação. O evento, que teve início com um atraso de cerca de 50 minutos, apresentou um formato diferente do ano anterior, quando ingressos caros foram vendidos. Além do discurso de Lula, o evento também celebrou os dois anos dos ataques de 8 de janeiro, com o presidente reafirmando a vitalidade da democracia no Brasil.