O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará uma visita de Estado ao Japão nos dias 25 e 26 de março de 2025, com o objetivo de celebrar os 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países, dentro do contexto do Ano do Intercâmbio e da Amizade Brasil-Japão. A viagem marca um dos primeiros compromissos internacionais do presidente após a liberação total de sua rotina, após recuperação de uma cirurgia realizada no final de 2024 devido a um acidente doméstico.
Lula será acompanhado pela primeira-dama Janja Lula da Silva e uma comitiva de ministros, ainda a ser definida. Durante a visita, ele será recebido pelo imperador Naruhito e a imperatriz Masako no Palácio Imperial de Tóquio. Também está prevista uma reunião com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba. Este será o primeiro evento de visita de Estado organizado pelo Japão desde 2019, e uma oportunidade de fortalecer ainda mais as relações diplomáticas entre os dois países.
O Brasil e o Japão mantêm uma relação comercial robusta, com o Japão sendo o terceiro maior parceiro comercial do Brasil na Ásia, com um intercâmbio de US$ 11 bilhões em 2024. Além disso, o Japão figura entre os maiores investidores estrangeiros no Brasil. Antes da viagem ao Japão, Lula ainda tem planos de participar da posse do presidente eleito do Uruguai em março, demonstrando o compromisso contínuo com a diplomacia internacional.