O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que não tem pressa para anunciar possíveis alterações na equipe ministerial, destacando que ainda não definiu uma data para realizar ajustes. Em entrevista a rádios de Minas Gerais, ele foi questionado sobre a possibilidade do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, integrar o governo para fortalecer uma possível candidatura ao governo mineiro em 2026. Lula afirmou que conversará com o PSD, partido de Pacheco, e outras legendas para discutir o tema.
Lula ressaltou que a reforma ministerial, caso aconteça, será feita apenas quando ele considerar necessário, sem pressa ou pressões externas. O presidente também mencionou que o PSD, atualmente, comanda os ministérios da Agricultura, Minas e Energia e Pesca, e não descartou futuros diálogos com o partido sobre a distribuição de cargos.
Sobre a permanência do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o presidente afirmou que ele continuará no cargo devido à avaliação positiva de seu trabalho à frente da pasta. Dessa forma, Lula reiterou que tomará decisões sobre sua equipe ministerial de maneira ponderada, sem pressa para realizar mudanças.