Nesta semana, Londres marcou o aniversário de uma importante mensagem de Nelson Mandela, projetada no Coluna de Nelson, em Trafalgar Square. A imagem do ex-líder sul-africano e o som de sua voz chamaram a atenção do público, relembrando um discurso histórico feito há 20 anos, em que Mandela pediu uma geração comprometida a erradicar a pobreza. A mensagem original havia sido endereçada a uma audiência de 22 mil pessoas, e ainda hoje ressoa fortemente em várias partes do mundo.
O evento foi um lembrete de como a campanha Make Poverty History, que teve início nos anos 2000, conseguiu mobilizar a sociedade. Através do uso de pulseiras brancas e cobertura midiática, a iniciativa alcançou grandes proporções e gerou uma resposta significativa de governos. Isso levou à ampliação de programas internacionais contra a pobreza e à adoção de medidas concretas, como o alívio de 50 bilhões de dólares em dívidas de países africanos.
Embora os avanços no combate à pobreza tenham sido notáveis, o evento também fez um apelo à continuidade da luta. Para muitos participantes, o momento representou uma oportunidade de renovar o compromisso global com a erradicação da pobreza, lembrando que, mesmo passados os anos, a ação política e a esperança são fundamentais para alcançar os objetivos traçados por Mandela e outros defensores dessa causa.