A vereadora de Londrina (PR), Lenir Assis (PT), irá assumir a vaga de Gleisi Hoffmann (PT-PR) na Câmara dos Deputados. Gleisi, que se afastará para assumir a Secretaria de Relações Institucionais do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, ocupará o cargo deixado por Alexandre Padilha, que assumirá o Ministério da Saúde. Lenir, que é a segunda suplente pela federação formada por PT, PCdoB e PV no Paraná, já havia sido eleita vereadora em Londrina em 2024 e tem se destacado pela sua atuação voltada à defesa de políticas públicas e do movimento social.
Em sua posse, Lenir se comprometeu a representar Londrina e a região junto ao governo federal, destacando a importância de trazer recursos e projetos voltados para as populações mais necessitadas. Ela afirmou estar alinhada com movimentos sociais, sindicais, de mulheres, pastorais e universidades, buscando sempre melhorar as condições de vida da população local. Lenir também parabenizou Gleisi pela nova função, reconhecendo que a escolha de Gleisi fortalece a articulação do governo.
A posse de Gleisi Hoffmann no novo cargo ocorrerá em 10 de março, como parte de uma reforma ministerial que já vinha sendo discutida desde 2023, com mudanças no governo de Lula para atender à demanda por mais representatividade dos partidos do Centrão. Gleisi, em sua mensagem de agradecimento pela confiança, reforçou o compromisso de trabalhar em conjunto com os aliados do governo, o Congresso e outras instituições para o desenvolvimento de políticas públicas para o Brasil.