A cidade de Belo Horizonte foi escolhida para sediar o lançamento da campanha nacional de proteção a crianças e adolescentes no Carnaval de 2025. O evento ocorreu no bairro Santa Efigênia, durante o ensaio do bloco “Todo Mundo Cabe no Mundo”, que promove a inclusão de pessoas com deficiência nas festividades. A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, participou do lançamento, destacando a importância de garantir que a festa aconteça de forma segura para as crianças e adolescentes.
A campanha “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes” visa mobilizar a sociedade e os governos para criar espaços seguros durante o Carnaval, reforçando a fiscalização e a prevenção de comportamentos prejudiciais, como o uso de substâncias ilícitas por menores. Além disso, a iniciativa também fortalece canais de denúncia, como o Disque 100, como medida de proteção para os jovens. Embora o foco da campanha seja o Carnaval, ela terá caráter permanente, com ações ao longo do ano.
O bloco “Todo Mundo Cabe no Mundo”, idealizado pelo artista Marcelo Xavier, é um símbolo da inclusão no Carnaval de BH. Desde sua criação em 2015, a iniciativa permite que pessoas com deficiência física e outras limitações participem ativamente da folia, seja nos ensaios ou nos desfiles. Belo Horizonte inicia oficialmente sua programação de Carnaval neste sábado (15), com a expectativa de que cerca de 6 milhões de pessoas participem das festividades, impactando positivamente a economia local.