A Kora Saúde (KRSA3) anunciou que, na última segunda-feira, foi aprovado o registro da oferta pública de aquisição (OPA) de ações pela sua controladora, Viso Advantage – Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia Investimento no Exterior. O objetivo da operação é converter a companhia do segmento Novo Mercado da B3, mantendo a empresa fora da categoria A de companhias abertas. Esse movimento faz parte de uma estratégia mais ampla da controladora para reconfigurar a estrutura acionária da empresa.
Esta é a segunda tentativa da HIG de retirar a Kora Saúde da Bolsa, após uma tentativa frustrada em julho, que gerou insatisfação entre acionistas minoritários e envolveu um conflito com a própria B3. A primeira proposta de OPA encontrou obstáculos, principalmente devido ao desacordo com investidores e o impacto das negociações no mercado.
No contexto atual, a controladora oferece R$ 8,80 por ação, o que representa a nova proposta para o fechamento da operação. A expectativa é que a conclusão da OPA permita à Kora Saúde seguir uma nova trajetória fora do Novo Mercado, alterando sua posição no mercado financeiro brasileiro.