O vulcão Kilauea, localizado no Havaí, voltou a entrar em erupção nesta terça-feira, 11 de fevereiro de 2025, após quase dois meses de atividade frequente. Reconhecido como um dos vulcões mais ativos do mundo, o Kilauea tem registrado erupções constantes desde o final de dezembro, com episódios que duraram de 13 horas a até oito dias, intercalados por pausas temporárias. Neste novo episódio, a lava começou a fluir pela Cratera Halemaumau, e uma abertura expeliu lava a cerca de 100 metros de altura.
Até o momento, não há ameaça a áreas residenciais próximas à cratera, que fica no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. As erupções têm atraído muitos visitantes que se dirigem a pontos de observação dentro do parque para testemunhar o fenômeno natural. A atividade do Kilauea continua a ser monitorada de perto pelo Observatório Vulcânico do Havaí.
Localizado a aproximadamente 320 quilômetros de Honolulu, capital do Havaí, o vulcão Kilauea é uma das principais atrações turísticas da região, sendo considerado um dos maiores focos de atividade vulcânica do planeta.