O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou no domingo, 2, que buscará estreitar os laços comerciais com os Estados Unidos, após o presidente Donald Trump sugerir a imposição de tarifas à Europa. Starmer, que falava durante visita do chanceler alemão Olaf Scholz, destacou a importância de uma relação comercial sólida com os EUA, embora reconhecesse que ainda era cedo para definir os termos dessa aproximação. Ele enfatizou que os EUA haviam focado a conversa sobre esse tipo de parceria.
O Canadá e o México, principais parceiros comerciais dos Estados Unidos, já anunciaram medidas retaliatórias após a confirmação de tarifas impostas por Trump. As taxas incluem 25% sobre importações do Canadá e México, e 10% sobre bens chineses. Além disso, Trump declarou que tem a intenção de aplicar tarifas também sobre a União Europeia, embora ainda não tenha indicado se o Reino Unido será afetado por essas medidas.
Starmer, que viajará à Bélgica para se reunir com líderes da União Europeia, pretende buscar uma redefinição nas relações pós-Brexit. Embora descarte a possibilidade de reintegração ao bloco, o primeiro-ministro britânico afirmou que seu objetivo é fortalecer as relações com a UE nas áreas de defesa, energia e comércio.