O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) condenou o prefeito e o vice-prefeito de Alta Floresta do Oeste (RO) ao pagamento de multas por abuso de poder político nas eleições de 2024. A decisão, publicada no dia 3 de fevereiro, resultou de uma ação do Ministério Público Eleitoral de Rondônia (MPE-RO), que acusou os políticos de utilizarem bens públicos e servidores durante o expediente para promover suas pré-campanhas.
Giovan Damo e Robson Ugolini foram multados em valores de R$ 117.000 e R$ 78.000, respectivamente. A alegação central foi a utilização indevida de recursos públicos, o que deu a eles uma vantagem em relação aos outros candidatos. No entanto, o TRE-RO entendeu que, apesar das condutas inadequadas, não houve impacto significativo na normalidade das eleições.
A decisão do tribunal negou os pedidos de inelegibilidade e cassação dos registros dos envolvidos, mantendo suas candidaturas em aberto. A defesa dos políticos ainda tenta localizar-se para buscar mais informações sobre a possibilidade de recurso contra a sentença.