O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra da Silva Martins, foi internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, na última quarta-feira (12). A internação ocorreu no mesmo dia em que o jurista completou 90 anos. Gandra está sendo tratado para uma infecção causada por erisipela, uma doença inflamatória que afeta a pele e pode atingir o tecido celular adiposo. O quadro exigiu cuidados médicos, e o jurista deve permanecer hospitalizado por cerca de três a quatro dias.
A erisipela é provocada por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos, afetando principalmente os membros inferiores, como pernas e pés. A doença é mais comum em pessoas idosas e em indivíduos com diabetes ou obesidade. Gandra Martins, além de ser conhecido pelo seu trabalho no direito, é autor de mais de 90 livros, coautor de outras 350 obras e responsável por cerca de 3.000 estudos sobre temas diversos, como direito, economia e filosofia.
A doença apresenta sintomas iniciais como mal-estar, fadiga, calafrios, febre, náuseas e vômitos, antes de surgirem as lesões na pele. Casos de erisipela, como o de Gandra, são relativamente comuns em pessoas com as condições mencionadas, e o ex-presidente Jair Bolsonaro também já foi acometido pela doença em mais de uma ocasião. O tratamento é essencial para evitar complicações mais graves e promover a recuperação completa do paciente.