O juiz federal Paul Engelmayer, de Manhattan, emitiu uma ordem judicial no sábado (8.fev.2025) que bloqueia temporariamente o acesso do Departamento de Eficiência Governamental (Doge) aos sistemas do Tesouro dos Estados Unidos. A decisão foi tomada após um grupo de 19 Estados apresentar um pedido, alegando que o Doge, sob a responsabilidade de um empresário, não tem autoridade legal para acessar os sistemas governamentais e que isso poderia colocar informações confidenciais em risco.
Além de bloquear o acesso, o juiz determinou que qualquer dado que tenha sido copiado ou baixado desses sistemas seja destruído. A ordem foi estabelecida com caráter temporário e será revisada por outro juiz na próxima sexta-feira (14.fev), quando o caso será discutido com mais detalhes. A decisão foi motivada por preocupações sobre a segurança das informações sensíveis e o risco de exposição a ataques cibernéticos.
O juiz ressaltou que a nova política adotada pelo Doge poderia aumentar a vulnerabilidade dos sistemas do Tesouro e, assim, comprometer a proteção de dados confidenciais. Essa medida foi vista como necessária para evitar possíveis danos maiores em caso de falhas de segurança. A revisão do caso pela próxima instância judicial definirá os próximos passos e os desdobramentos legais da situação.