Um juiz do Tocantins gerou repercussão nas redes sociais após publicar uma decisão curiosa no âmbito de um processo de inventário de R$ 3 milhões. No documento, ele determina que uma das partes envolvidas no processo seja citada por “telemetria, telepatia, sinal de fumaça ou qualquer outro meio eficaz”. A publicação, feita nas redes sociais, chamou a atenção de internautas que elogiaram o senso de humor do magistrado, embora o Tribunal de Justiça não tenha se manifestado sobre o caso até a divulgação da reportagem.
O caso trata de um inventário em andamento na comarca de Colinas do Tocantins e foi decidido pelo juiz Jacobine Leonardo, da 1ª Vara de Família e Sucessões. A determinação foi feita em 9 de janeiro de 2025, e o objetivo é garantir que todas as formas de comunicação sejam tentadas para que a parte envolvida se manifeste sobre as questões do processo. Essa decisão causou estranhamento, mas também gerou muitos comentários e piadas entre os internautas, que destacaram o humor do juiz na abordagem.
O Tocantins já teve outros episódios inusitados envolvendo a Justiça. Em 2023, por exemplo, um oficial de Justiça foi até um cemitério tentar intimar uma pessoa falecida, o que também gerou repercussão. Outro caso, ocorrido em 2024, envolveu uma ré abrindo uma garrafa de cerveja durante uma audiência virtual, o que levou o juiz a encerrar a sessão. Esses episódios mostram a originalidade e o tom irreverente de algumas decisões judiciais no estado.