Marcelo Henrique Girardi Faustino, de 18 anos, morador de Olímpia (SP), se destacou ao ser aprovado em medicina em quatro das universidades mais concorridas do país, incluindo a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A conquista foi fruto de uma rotina de estudos intensa, com cerca de 11 horas diárias, além de um ano de cursinho pré-vestibular. Durante esse período, Marcelo focou exclusivamente nos estudos, deixando de lado distrações como festas, viagens e redes sociais.
Além das aprovações, o jovem obteve resultados excepcionais nas provas, alcançando 100% de acertos nas disciplinas de física e biologia nos vestibulares da Famerp e Fuvest. Marcelo explica que, para manter o foco, evitava o uso do celular e das redes sociais durante o período de estudos. Em sua rotina, ele acordava às 5h10 e seguia até as 19h30, com intervalos para refeições e descanso.
Escolhendo a USP de Ribeirão Preto como seu destino para cursar medicina, Marcelo compartilha a motivação por trás da escolha do curso, que se deu por seu interesse em seguir os passos do pai, que é da área médica. Além disso, ele reconhece a importância do descanso durante o processo de preparação, aproveitando momentos de lazer, como assistir a filmes e séries, e frequentar a academia. As aulas na USP começam em 24 de fevereiro.