Catharina Barbosa Spegiorin, de 17 anos, obteve uma excelente pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com uma média de 826,54 pontos, o que a qualificou para ingressar em diversas universidades de renome. A jovem de Londrina, Paraná, teve o desempenho necessário para ser aprovada em 88 das 89 faculdades de medicina disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2025. Sua principal escolha foi a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), embora também tivesse opções como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) caso não fosse selecionada na primeira.
Além da aprovação no Enem, Catharina foi aceita em sete universidades através de vestibulares, como a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade de São Paulo (USP), onde decidiu finalmente cursar medicina. Ela se destacou pela dedicação intensa aos estudos, com uma rotina que incluía de 9 a 13 horas diárias de estudo, além de pausas regulares. A jovem atribui sua conquista à disciplina e ao esforço contínuo durante o ano.
Catharina, que será a primeira médica da sua família, escolheu a medicina após se apaixonar pela área durante a pandemia de Covid-19, quando se encantou pelas possibilidades de resolver problemas complexos e ajudar os outros. Sua decisão final foi cursar a medicina na USP, atraída pelo prestígio da universidade, que figura entre as 100 melhores do mundo em sua área, segundo o ranking THE World University Rankings by Subject 2025.