Em 21 de janeiro de 2025, Alexandr Wang, CEO e fundador da Scale AI, assinou um anúncio de página inteira no jornal Washington Post, afirmando que os Estados Unidos devem ganhar a “guerra da inteligência artificial” sob a liderança de Donald Trump. Wang, um bilionário de 28 anos, filho de imigrantes chineses, complementou sua mensagem em uma postagem na plataforma X, destacando sua confiança de que o país poderia se manter na vanguarda da tecnologia com o apoio do governo Trump.
Fundado por Wang e Lucy Guo, também filha de imigrantes chineses, a Scale AI é uma empresa focada na coleta e treinamento de dados para alimentar sistemas de IA. Avaliada em US$ 14 bilhões, a empresa trabalha com grandes nomes como Microsoft, OpenAI, Meta e GM, oferecendo dados essenciais para o desenvolvimento de carros autônomos, robótica e outras tecnologias emergentes. A empresa é conhecida por realizar a parte mais “pesada” do trabalho de IA, como etiquetar imagens e criar conteúdos que ajudam os algoritmos a aprenderem padrões humanos.
Além de destacar o papel estratégico da IA no futuro dos EUA, Wang sugeriu ações ao governo, como investimentos em infraestrutura de computação e dados, e a criação de uma força de trabalho especializada para apoiar o crescimento da IA no país. O bilionário também abordou um tema importante para Trump: o desenvolvimento de energia necessária para sustentar o aumento do uso de IA, o que foi mencionado como um fator crucial para o sucesso da iniciativa.