João Fonseca, tenista brasileiro de 18 anos, fez história ao alcançar a final do ATP 250 de Buenos Aires neste sábado. Ele superou o sérvio Laslo Djere em uma partida de 2h36, com parciais de 7/6 (7/3), 5/7 e 6/1, e segue em busca de seu primeiro título de nível ATP. A vitória marca um novo marco para Fonseca, que se torna o sexto brasileiro a disputar a final do torneio argentino e tenta ser o mais jovem a conquistar um título desse porte. Ele também entra para o top 10 dos jogadores mais jovens a disputar uma final de ATP.
No decorrer da partida, Fonseca teve que lidar com desafios como a perda de um match point no segundo set e uma queixa de dor abdominal, mas se recuperou com resiliência. Após um intervalo para atendimento médico, ele voltou a dominar o terceiro set, aproveitando o cansaço do rival e fechando o jogo com um 6/1. A vitória é um importante passo para o brasileiro, que ao subir no ranking da ATP, agora ocupa a posição de principal tenista do Brasil, superando Thiago Wild.
Além da campanha de Fonseca, o Brasil também tem boas notícias nas duplas, com Marcelo Melo e Rafael Matos avançando à final após a desistência dos argentinos Francisco Cerúndolo e Tomás Etcheverry. Eles enfrentarão o argentino Guido Andreozzi e o francês Theo Arribage pela disputa do título.