Após a derrota do Brasil para a França na Copa Davis, o tenista João Fonseca recebeu uma boa notícia: subiu uma posição no ranking da ATP, alcançando o 98º lugar, o melhor de sua carreira. Em sua temporada de estreia como profissional, Fonseca fez uma impressionante ascensão, saltando de 730º para 145º lugar ao longo de 2024. Com títulos como o Next Gen Finals e o Challenger de Camberra, ele conquistou 14 vitórias consecutivas, destacando-se no cenário internacional.
O bom desempenho de Fonseca se reflete na sua crescente visibilidade, com o jovem atleta de 18 anos mirando o Top 100 para garantir vaga direta no próximo Roland Garros. Sua ascensão no ranking se deu, em parte, pela queda do argentino Federico Coria. Fonseca agora se prepara para competir no Torneio de Buenos Aires e, em seguida, no Rio Open, ambas competições de alto nível no circuito ATP.
Enquanto isso, Beatriz Haddad Maia, número 1 do Brasil, manteve sua 16ª posição, mas corre o risco de perder a colocação no próximo ranking devido à decisão de não participar do Torneio de Abu Dabi para se recuperar de uma lesão no ombro. A brasileira, que alcançou a semifinal no torneio dos Emirados Árabes Unidos no ano passado, deverá sofrer uma queda, mas poderá recuperar pontos nos próximos eventos importantes em Doha e Dubai. No ranking global, não houve mudanças no Top 10 masculino e feminino, com destaque para a manutenção das posições dos principais atletas do circuito.