O Itaú Unibanco anunciou que estenderá a todos os seus clientes pessoas físicas a funcionalidade do Pix por aproximação, que se tornará obrigatória para os bancos a partir do próximo dia 28. Com isso, os clientes do banco poderão realizar pagamentos ao aproximar o celular das maquininhas da Rede, empresa de adquirência do Itaú, sem a necessidade de interagir diretamente com o aplicativo bancário. A funcionalidade foi disponibilizada inicialmente para um grupo restrito de clientes no final de 2024.
Além disso, clientes de outras instituições financeiras também poderão utilizar o Pix por aproximação nas maquininhas laranjinhas da Rede. O processo de pagamento segue o mesmo formato de transações realizadas com cartões cadastrados em carteiras digitais, oferecendo uma forma prática e rápida de realizar compras, sem a necessidade de usar o celular diretamente no aplicativo bancário.
O Pix por aproximação é considerado mais uma inovação que reforça o compromisso do Itaú Unibanco com a modernização dos meios de pagamento no Brasil, alinhando-se à agenda do Banco Central para agilizar e ampliar o uso do sistema. Segundo Mario Miguel, diretor de Pagamentos para Pessoa Física do Itaú, a funcionalidade oferece a mesma segurança e fluidez dos pagamentos com cartões NFC, e a medida deve ajudar a popularizar ainda mais o Pix como forma de pagamento no comércio físico.