A cidade de Itaquaquecetuba declarou estado de emergência nesta segunda-feira (3), após as fortes chuvas que causaram alagamentos e danos significativos na região. O decreto, com validade de 180 dias, permite à Prefeitura convocar voluntários e realizar campanhas de arrecadação de recursos para apoiar as vítimas, coordenadas pela Defesa Civil local. Além disso, a medida autoriza o acesso a propriedades privadas e desapropriações em áreas de risco, se necessário.
Até o momento, mais de 100 pessoas estão desabrigadas e mais de 1,2 mil famílias foram desalojadas, com cerca de 2,5 mil residências afetadas pelas enchentes. A Prefeitura está arrecadando doações de alimentos, água, colchões, materiais de limpeza e outros itens essenciais para ajudar as vítimas da chuva. As doações podem ser entregues na Secretaria de Serviços Urbanos, localizada na rua Ali Hamoud, 90, no Jardim Alpes de Itaquá.
A cidade disponibilizou quatro pontos de acolhimento para os moradores afetados, onde recebem alimentação, água, cuidados de saúde, segurança e apoio psicológico. A Defesa Civil está monitorando a situação e, em caso de necessidade, pode deslocar os moradores para os abrigos. O apoio da comunidade tem sido essencial para ajudar as famílias afetadas, e a Prefeitura continua a mobilizar esforços para enfrentar a emergência.