Neste domingo, 9, um oficial israelense informou que as forças de Israel começaram a retirada de um corredor estratégico em Gaza, como parte de um acordo de cessar-fogo com o Hamas. A retirada do corredor de Netzarim, uma área que separa o norte e o sul de Gaza, é um dos compromissos do acordo, que também incluiu a permissão para que palestinos retornem às suas casas no norte da região, que foi severamente afetado pela guerra.
A trégua de 42 dias, que já passou da metade, está prestes a ser negociada para uma possível extensão, com a promessa de liberar mais reféns israelenses detidos pelo Hamas. No entanto, o acordo permanece frágil e a continuidade das negociações é incerta. Embora ambas as partes busquem avançar nas discussões, não há consenso sobre como será a segunda fase do cessar-fogo.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, enviou uma delegação ao Catar, mediador importante nas conversações, mas a missão, composta por autoridades de menor escalão, levantou dúvidas sobre um possível progresso significativo. O governo de Israel também convocará uma reunião com ministros chave nesta semana para debater os próximos passos, embora ainda não tenha sido definida uma data.