Neste domingo, 9, um oficial israelense anunciou que as forças de Israel começaram a se retirar de um corredor estratégico em Gaza, em cumprimento a um acordo de cessar-fogo com o Hamas. A retirada faz parte de um compromisso do país para permitir que os palestinos possam atravessar o corredor de Netzarim e retornar às suas casas no norte da região, devastado pela guerra. O oficial que fez a declaração pediu anonimato por não estar autorizado a discutir o movimento das tropas.
A trégua entre as partes já ultrapassou a metade de sua duração, e as negociações para sua possível extensão continuam. Apesar disso, o acordo ainda é considerado frágil, e a continuidade da trégua não está garantida. O governo israelense e o Hamas devem iniciar conversas sobre a segunda fase da trégua, mas até o momento, há poucos avanços nesse sentido.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, enviou uma delegação ao Catar para mediar as negociações, embora a missão inclua autoridades de baixo escalão, o que tem gerado dúvidas sobre a efetividade das negociações. Uma reunião importante com ministros do gabinete de Netanyahu deve acontecer ainda nesta semana para discutir a segunda fase do acordo, mas não há uma data definida para sua realização.