Entre 2025 e 2029, o Brasil prevê investimentos significativos na exploração e produção de petróleo e gás natural, com um montante estimado de R$ 609 bilhões, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Somente em 2025, os investimentos devem alcançar cerca de R$ 140 bilhões, demonstrando um forte comprometimento com o setor energético.
Durante esse período, a produção média diária está projetada para ser de 680 mil metros cúbicos de petróleo (equivalente a aproximadamente 4,28 milhões de barris por dia) e 221 milhões de metros cúbicos de gás natural. Após descontado o CO2, a produção de gás natural será de cerca de 193 milhões de metros cúbicos diários. Esses números são parte do Painel Dinâmico de Previsão de Atividade, Investimento e Produção da ANP, que apresenta as previsões com base nas informações fornecidas pelos contratados nos Programas Anuais de Trabalho e Orçamento (PAT) e Programas Anuais de Produção (PAP).
Vale destacar que as previsões referem-se exclusivamente à fase de produção dos contratos, a segunda etapa do processo, que segue a fase de exploração, quando são realizados estudos para verificar a presença de petróleo e gás. Além disso, os valores e estimativas podem ser atualizados a qualquer momento, de acordo com novos dados ou ajustes no setor.