O investimento das agências de publicidade em mídia no Brasil atingiu R$ 17,8 bilhões de janeiro a setembro de 2024, representando um aumento de 18,93% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A internet continua sendo o segmento mais valorizado, com um desembolso de R$ 7,05 bilhões, seguida pela TV aberta, que somou R$ 6,73 bilhões. Quando se considera a soma da TV aberta com a TV por assinatura, o total chega a R$ 7,7 bilhões, ultrapassando o valor investido na internet.
O levantamento, realizado com dados de 336 agências de publicidade, revela também a distribuição regional dos investimentos. O Sudeste lidera com R$ 3,44 bilhões, representando 19,3% do faturamento total, seguido pelas regiões Nordeste (R$ 870 milhões) e Sul (R$ 640 milhões). Esses dados indicam uma distribuição considerável do investimento publicitário no país, com destaque para a região Sudeste.
Apesar dos desafios econômicos, como a alta do dólar e juros instáveis, a indústria publicitária tem demonstrado resiliência e crescimento. Segundo Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp, o setor é visto como um ativo estratégico, impulsionando não só a comunicação, mas também o desenvolvimento da economia, por meio de sua cadeia produtiva que envolve anunciantes, agências, veículos e plataformas digitais.