A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a equipe de investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu as investigações iniciais sobre o acidente aéreo ocorrido na manhã de sexta-feira (7), na zona oeste de São Paulo. O incidente envolveu um avião de pequeno porte, modelo Beechcraft F90 King Air, que caiu após decolar do aeródromo do Campo de Marte. O piloto e proprietário da aeronave faleceram no local. A área foi liberada para limpeza após a finalização dos trabalhos da equipe.
A investigação, que teve início no final da manhã e início da tarde de sexta-feira, foi focada na coleta dos elementos essenciais para o processo de apuração. De acordo com a FAB, embora as informações preliminares tenham sido reunidas, o trabalho continua para levantar mais detalhes sobre as causas do acidente. A conclusão inicial permite o avanço das ações relacionadas à limpeza do local do acidente, com a responsabilidade pela remoção dos destroços e bens transportados ficando a cargo do operador ou proprietário da aeronave.
Não há um prazo definido para a conclusão total da investigação, mas os resultados podem ser acompanhados no portal da aeronáutica, no Painel SIPAER. A FAB também destacou a importância dessa medida de prevenção, que visa proteger o meio ambiente, a segurança pública, a saúde e a propriedade, além de garantir a integridade de terceiros e da coletividade em acidentes dessa natureza.