Na manhã de sexta-feira (7), um acidente com um avião King Air F90 ocorreu na zona oeste de São Paulo, deixando duas vítimas fatais e 10 feridos. O avião, que havia passado por manutenção uma semana antes, apresentava um defeito no sistema de RPM de um de seus motores, o que pode ter comprometido a potência e o torque necessários para o desempenho adequado da aeronave durante a decolagem. O voo, com destino a Porto Alegre, teve que realizar um pouso de emergência poucos minutos após a decolagem, mas não conseguiu completar a manobra, caindo na pista da Avenida Marquês de São Vicente.
A investigação do acidente está sendo conduzida pelo Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), com apoio da Polícia Civil e da Polícia Federal. De acordo com informações de pilotos consultados, o defeito no sistema de RPM, que monitora a velocidade de rotação do motor, poderia ter sido um fator crucial para a queda, comprometendo o desempenho da aeronave em termos de velocidade e capacidade de subir. O comandante da aeronave havia solicitado um retorno imediato ao aeroporto antes do acidente, o que indica a gravidade da situação.
Além das duas mortes, que ocorreram com o proprietário da aeronave e o piloto, outras 10 pessoas ficaram feridas, incluindo passageiros de um ônibus atingido pela aeronave. As autoridades continuam as investigações para esclarecer as causas do acidente e determinar responsabilidades, enquanto equipes de resgate prestaram socorro às vítimas no local. O caso destaca a importância da manutenção adequada das aeronaves e a necessidade de monitoramento rigoroso de sistemas críticos como o RPM.