O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou o relatório sobre o acidente aéreo ocorrido em setembro de 2021, que resultou na morte de cinco pessoas em Piracicaba (SP). O avião envolvido, um Beechcraft King Air B200GT, estava com 623 quilos acima do peso máximo permitido no momento da decolagem. A investigação revelou que a aeronave, com histórico de problemas nas hélices, havia sofrido manutenções e ajustes nos motores antes do acidente, incluindo modificações nos limites de rotação das hélices.
O relatório aponta que, no momento do acidente, o piloto percebeu um aumento na rotação de uma das hélices, mas os dados do gravador indicaram que isso estava dentro dos parâmetros normais de operação, sem falha mecânica real. Para corrigir a situação, o piloto tentou reduzir a potência e colocou uma das hélices em “passo bandeira”, o que resultou na perda de sustentação e no estol da aeronave, dificultando a recuperação do controle.
A investigação concluiu que a combinação do peso excessivo, falhas na interpretação do problema e decisões inadequadas na resposta do piloto foram fatores determinantes para o acidente. Além disso, a falta de treinamento específico para emergências foi identificada como uma possível contribuição para a falha na gestão da situação. A análise também apontou inconsistências nos registros de manutenção da aeronave, o que levantou dúvidas sobre a qualidade dos serviços realizados antes do acidente.