O Internacional comunicou, na noite desta terça-feira (11), que fechou a transferência definitiva de Thiago Maia para o Santos. Com isso, o volante será desfalque no jogo contra o São Luiz, marcado para esta quarta-feira (12), pela sétima rodada do Campeonato Gaúcho. A negociação foi retomada após um período de estagnação no início da janela de transferências, com a chegada de Neymar ao Santos, que ajudou a impulsionar o interesse do clube paulista.
O Santos assumirá uma dívida de 4 milhões de euros (aproximadamente R$ 23 milhões) que o Internacional tinha com o Flamengo pela compra do jogador no ano passado. Além disso, o clube paulista pagará uma compensação financeira de 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 14,9 milhões) pela saída do volante, que havia retornado ao Inter após passagens por Flamengo e Lille, da França.
Thiago Maia foi revelado pelo Santos em 2014 e permaneceu no clube até 2017, disputando 122 partidas e contribuindo com quatro gols e quatro assistências. Após sua saída, o volante teve passagens por clubes como o Lille e o Flamengo, até chegar ao Internacional. Na última temporada, Maia fez dois gols e deu quatro assistências em 32 jogos pelo Colorado.