O Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC) divulgou um novo relatório de balneabilidade referente ao período de 17 a 21 de fevereiro. A análise foi realizada em 238 pontos ao longo do litoral catarinense, revelando uma queda no número de locais adequados para banho. Atualmente, 66,39% dos pontos analisados são considerados próprios para o banho, representando uma redução em relação à semana anterior, quando 68,45% estavam liberados.
Em Florianópolis, dos 87 pontos monitorados, 59 estão aptos para banho, ou seja, 67,82% da cidade. As praias mais movimentadas, como Canasvieiras, Jurerê e Ingleses, apresentam uma situação mista, com algumas áreas impróprias para banho devido à presença de coliformes fecais, enquanto outras se mantêm adequadas. Por exemplo, em Canasvieiras, quatro dos oito pontos estão impróprios, enquanto em Jurerê, apenas um de sete pontos não é recomendado para banho.
O IMA-SC realiza monitoramento semanal de 28 municípios e mais de 100 praias, utilizando a metodologia do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, que inclui a quantificação de coliformes totais e Escherichia coli. Além disso, uma nova mudança nas placas indicativas de balneabilidade será implementada, com a substituição dos avisos tradicionais por placas contendo um QR Code. Esse código permitirá aos visitantes acessar, em tempo real, o relatório de balneabilidade atualizado e o histórico da praia.