O Instituto Butantan e a Universidade do Texas em Galveston (UTMB) assinaram, em janeiro, um Memorando de Entendimento com o intuito de promover a colaboração científica entre as duas instituições. O foco principal do acordo é acelerar o desenvolvimento de vacinas para doenças emergentes, por meio de programas de pesquisa, intercâmbio de estudantes e pesquisadores, além do compartilhamento de conhecimentos e infraestrutura. As áreas de cooperação incluem imunogenicidade de vacinas, respostas imunes, envelhecimento, desenvolvimento de imunobiológicos e epidemiologia de doenças infecciosas.
Entre os primeiros projetos conjuntos, destaca-se o estudo de uma vacina contra a febre do Mayaro, doença viral semelhante à dengue e à chikungunya. Além disso, as duas instituições irão promover reuniões científicas para estreitar as parcerias entre seus pesquisadores. O objetivo é também ampliar as capacidades de prevenção de pandemias, preparando-se para novas ameaças à saúde global, com ênfase em vacinas e terapias inovadoras.
A UTMB, fundada em 1891, possui uma vasta infraestrutura de pesquisa, com hospitais, clínicas e laboratórios de biossegurança de nível 4. Suas áreas de pesquisa incluem doenças infecciosas, desenvolvimento de vacinas, envelhecimento, neurociência, e outras áreas da saúde. A colaboração com o Butantan é vista como uma forma de enfrentar o crescimento das doenças infecciosas, especialmente em um cenário de aquecimento global que facilita a propagação de infecções.