O sistema de pagamentos Pix está enfrentando instabilidade nesta quinta-feira (13), com relatos de dificuldades de acesso por parte de clientes de várias instituições financeiras, como Nubank, Itaú, Santander e C6 Bank. De acordo com o site Downdetector, que monitora falhas em serviços online, houve 3.887 reclamações sobre o serviço por volta das 9h05. O Banco Central foi consultado sobre o ocorrido, mas até a publicação da reportagem não havia fornecido detalhes sobre as causas da falha.
No início de fevereiro, o Pix já havia passado por uma queda em seu uso devido a uma atualização de regra da Receita Federal, que gerou confusão e desinformação nas redes sociais. Além disso, desde o dia 3 de fevereiro, passou a ser possível pagar boletos por meio do Pix, com a introdução da modalidade de boleto dinâmico, que permite o pagamento via QR Code inserido diretamente no documento.
O C6 Bank confirmou a indisponibilidade temporária do serviço em suas plataformas, mas afirmou que o Pix já está funcionando normalmente. Esse incidente segue uma situação semelhante ocorrida na última sexta-feira (7), quando alguns participantes também enfrentaram problemas no acesso ao sistema devido a dificuldades na Rede do Sistema Financeiro Nacional.