O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou um alerta nas redes sociais, enfatizando que os serviços de atendimento só podem ser realizados por meio do aplicativo Meu INSS, do site oficial ou pela central telefônica 135. O instituto recebeu diversos e-mails e mensagens solicitando serviços, como resultados de perícias e o cumprimento de exigências, mas deixou claro que não realiza atendimentos por e-mail ou redes sociais, o que tem gerado confusão entre os beneficiários.
Além disso, o INSS alertou sobre o aumento de golpes envolvendo falsários que tentam se passar por servidores da instituição, visitando beneficiários e solicitando dados pessoais, documentos e até fotos. A recomendação é que pensionistas e aposentados não forneçam informações a desconhecidos e, caso se sintam ameaçados, acionem a polícia. A instituição reforçou que nunca solicitará senhas ou dados pessoais por e-mail ou telefone e orientou sobre o uso de dispositivos de autenticação, como o token, para garantir mais segurança ao acessar serviços online.
O INSS também destacou a importância de proteger os dados pessoais ao acessar seus serviços online, evitando redes de Wi-Fi públicas e computadores desconhecidos. A recomendação é que os beneficiários busquem informações apenas nos canais oficiais do INSS, como o site ou redes sociais oficiais, para se protegerem contra fraudes, como as que envolvem promessas falsas de pagamento de um 14º salário. O instituto assegurou que todos os dados dos contribuintes são armazenados com segurança em sistemas específicos para garantir a privacidade e a proteção das informações.