O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta terça-feira (4 de fevereiro de 2025), as inscrições para o processo seletivo do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) Social, que vai oferecer mais de 112 mil vagas para o primeiro semestre do ano. O período de inscrição é gratuito e deve ser feito até o dia 7 de fevereiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As vagas estão disponíveis para candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição desde 2010 e que atendam a requisitos específicos de pontuação e renda.
Para se inscrever, o candidato deve preencher um formulário com seus dados pessoais e informações sobre sua escolaridade e situação financeira. O Fies Social destina 50% das vagas a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, que estejam registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O financiamento, nesse caso, pode cobrir até 100% dos custos educacionais. A classificação será feita conforme as notas obtidas no Enem e critérios específicos de prioridade de vaga.
O processo seletivo contará com uma chamada única e uma lista de espera, com a divulgação dos resultados da pré-seleção marcada para o dia 18 de fevereiro. Os pré-selecionados deverão complementar sua inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Já os não selecionados participarão da lista de espera, que será usada para preencher vagas remanescentes. O Fies é um programa criado em 2001, destinado a financiar estudantes em instituições de ensino superior privadas, com foco na inclusão de estudantes de baixa renda, especialmente por meio do Fies Social.